Domingo, 31 de Maio de 2020

Política
Quarta-Feira, 06 de Maio de 2020, 18h:51

MATO GROSSO

MT chega a 1.058 casos de SRAG e 385 de covid-19; flexibilização pode ser revista

Da Redação

Reprodução

Mato Grosso registra até esta quarta-feira (6) 385 casos confirmados de Covid-19 . Destes, 220 já estão recuperados da doença. O número de pacientes que se curaram representa 57% do total, conforme o Boletim Informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quarta-feira (06.05). O que chama a atenção no boletim diário é o aumento das notificações de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), que já são 1.058.

Segundo a SES-MT, apesar do cenário positivo, o Estado ainda não deve comemorar, pois a manutenção da situação confortável depende da continuidade das medidas de segurança e da política de saúde do Governo.

“Acredito que a continuidade do isolamento dos grupos de risco e o uso da máscara seja essencial para minimizar a disseminação do novo coronavírus”, afirmou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

No entanto, a maioria dos casos confirmados de covid-19 no estado é de pacientes abaixo de 60 anos, 

O secretário apontou que o mês de maio será o de maior enfrentamento da doença, uma vez que os municípios estão flexibilizando a abertura do comércio e volta às aulas. Ele explicou, no entanto, que a flexibilização pode ser revista, uma vez que tem relação com o número de casos confirmados e quantidade de leitos hospitalares disponíveis.

“Mato Grosso ainda está confortável em relação a isso, já que temos 94 leitos de UTI e 394 de enfermaria disponíveis na rede pública e 30 pacientes internados, sendo apenas 19 em hospitais estaduais. Essas medidas podem ser revistas, já que continuamos trabalhando, e muito, para darmos as melhores condições de saúde à toda a população”, disse.

De acordo com o boletim, Cuiabá tem 112 pacientes recuperados da Covid-19 e 41 ainda em monitoramento. Do total de casos confirmados (155), duas pessoas moradoras de Cuiabá morreram por complicações causadas pela doença, além de uma terceira vítima, que morreu na capital mato-grossense, mas era residente do Rio de Janeiro.

O segundo município com maior número de recuperados é Sinop, com 17. No entanto, a cidade tem dois óbitos por coronavírus e dois pacientes ainda monitorados. Já São José dos Quatro Marcos, tem 15 pessoas que se recuperaram e não possuem nenhum monitorado ou óbito pela doença.

Hoje a Fiocruz divulgou dados do Infogripe, que apontam que as notificações de Mato Grosso estão desatualizadas naquele sistema. Não foi divulgado pela SES-MT, até o momento, o número de pacientes hospitalizados por SRAG, nem o número de óbitos. A previsão da SES é divulgar estas informações na próxima sexta-feira (8).

Segundo a Fiocruz, a tendência no Brasil é de aumento das notificações e óbitos por SRAG.

Fiocruz

Infogripe - nível de alerta

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO