Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020

Mato Grosso
Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020, 14h:47

COVID-19

Max Russi contraria orientação do CRM e indica retomada imediata de cirurgias eletivas em MT

Jô Navarro

JLSIQUEIRA / ALMT

Deputado estadual Max Russi (PSB)

O Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), encaminhou uma indicação ao governo do Estado, solicitando a retomada das cirurgias eletivas, principalmente as ortopédicas, que se encontram suspensas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) desde o dia 17 de março quando foram registrados os primeiros casos da Covid-19 em Mato Grosso.

A indicação contraria a orientação do Conselho Regional de Medicina, que publicou na última terça-feira (11) a Circular nº 23/2020, que recomenda a adoção de medidas administrativas no combate ao novo coronavírus (COVID-19) em hospitais privados de Mato Grosso. Embora a orientação se destine aos hospitais privados, a realidade nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é diferente.

"Dentre as recomendações está suspensão da realização de procedimentos cirúrgicos eletivos que demandem a internação do paciente na unidade hospitalar. A medida é necessária devido ao número crescente de casos de contaminação pela Covid-19", informa o CRM.

A presidente do Conselho, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, salienta que esta recomendação não deve alcançar as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, dada as suas especificidades, assim como os atendimentos de Urgência e Emergência. “O teor desta recomendação será reavaliado em 15 (quinze) dias, após analisarmos o contexto de evolução da pandemia no Estado de Mato Grosso”, diz trecho do documento.

O deputado Max Russi argumenta que "já não há mais filas por vagas nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e, por isso as cirurgias devem ser retomadas imediatamente, já que muitos pacientes necessitam urgentemente desse procedimento".

O número de casos de covid-19 no estado vem aumentando desde a reabertura do comércio na maioria dos municípios, de acordo com o disposto no Decreto 573/2020 do Governo de Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que até a tarde de quarta-feira (12.08), 69.085 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 2.264 óbitos. No dia 24/07, data da publicação do decreto, eram 42.586 casos confirmados da Covid-19 e 1.556 óbitos. Desde o dia 24/7 Mato Grosse registrou 26.499 novos casos e 708 óbitos. Dentre os mortos pela covid-19 estão 9 médicos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO