Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020

Legislativo

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020, 07h:00

CENTENAS APOIAM ABILIO JUNIOR

Câmara deve votar hoje cassação de Abilio; apoiadores protestam

Jô Navarro

Ruy Barbosa

A Câmara Municipal de Cuiabá tem sessão deliberativa nesta terça-feira (18) e deve colocar em regime de urgência o processo de cassação do mandato do vereador Abilio Guimarães (PSC).

Ontem (17) no início da noite a mesa diretora chegou a publicar uma nota informando que a votação para cassação seria daqui a 15 dias, respeitando o prazo para manifestação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, a base do prefeito Emanuel Pinheiro, maior interessado na cassação do mandato do vereador Abilio, deve aprovar regime de urgência para a matéria.

Nas redes sociais as manifestações contra a cassação iniciaram na última sexta-feira e hoje centenas de pessoas reunem-se na Câmara para um ato de apoio ao vereador, o mais combativo na fiscalização do executivo. O pedido de cassação por supostamente 'constranger' servidores durante a fiscalização da CPI da Saúde no Hospital São Mateus foi noticiado pelo jornal O Estado de São Paulo e revista Exame.

O processo de cassação, de autoria do seu suplente, o ex-diretor do Hospital São Benedito Oseas Machado, atende a interesses de aliados do prefeito que têm dezenas de 'cargos' na administração municipal. Eles querem cassar o vereador por exercer seu papel durante fiscalização da CPI da Saúde no Hospital São Benedito, que resultou em processo contra o prefeito e prisão do ex-secretário de Saúde Huark Douglas. A alegação do autor da representação na Comissão de Ética, Oseas Machado, é que Abilio teria cometido 'arbitrariedades' durante a investigação.

 07h05 - As senhas para entrar na galeria do Plenário omeçam a ser distribuídas. A Câmara evige apresentação de documento com foto.

08h18 - O plenário já está lotado com maioria dos presentes que apoiam o vereador e são contra a cassação do mandato. Já é grande a movimentação diante da Câmara Municipal de Cuiabá. Os manifestantes postam fotos com o vereador Abilio Junior. As palavras de ordem dos manifestantes são "Fora paletó" e "Abilio fica" 

09h27 - Alguns manifestantes favoráveis à cassação do vereador Abilio estão alterados, xingando os apoiadores do vereador. No plenário ainda há pelo menos 10 lugares vagos, mas funcionários da Câmara não entregam mais senhas para apoiadores do vereador. Estão guardando lugar.

Do lado de fora do prédio centenas de apoiadores gritam palavras de ordem contra a cassação. 

Lá dentro, Abilio Junior foi até a galeria agradecer apoiadores.

09h38 - A Semob está guinchando veículos regularmente estacionados nas imediações da Câmara Municipal, em mais uma ação arbitrária para tentar tirar do protesto os apoiadores de Abilio Junior. Muita confusão neste momento e Abilio conversa com os 'amarelinhos'. A multidão cercou os funcionários da prefeitura e o depois de conversarem com Abilio Junior, desistiram de guinchar os veículos.

Ruy Barbosa

Semob guincha veículos

 

Apavorados - Para o Caldeirão Político, um vereador da base que não quis ter o nome citado, disse que eles [base] estão 'apavorados' e avalia que Toninho de Souza, presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlmentar, 'precipitou as coisas'. A manifestação popular contra a cassação colocou os vereadores no 'modo alerta', pois em outubro tem eleição. 

10h48 - O presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão, negou irregularidades no processo de pedido de cassação  de Abilio Junior na Comissão de Ética. Ele reafirmou que o processo ainda está na CCJ e seguirá o trâmite. Ele disse que o processo não está sendo acelerado.

Ruy Barbosa

Saguão da Câmara de Cuiabá

Manifestantes lotam as dependências da Câmara Municipal de Cuiabá em apoio ao vereador Abilio Junior

Arquivo pessoal

Protesto #AbilioFica

 

Arquivo pessoal

Plenário lotado

 

Arquivo pessoal

Manifestantes apoiam Abilio Junior

 

abilio entrevista 18fev20.jpg

 

 

 ASSISTA A SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ QUE ESTÁ PRONTA PARA VOTAR A CASSAÇÃO DO MANDATO DO VEREADOR ABILIO JUNIOR

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO