Sábado, 15 de Dezembro de 2018

Geral
Sábado, 24 de Novembro de 2018, 08h:13

CULTURA

IV Conferência Estadual de Cultura reunirá mais de 300 delegados em Cuiabá

Com o tema “A cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, a IV Conferência Estadual de Cultura terá dois eixos norteadores: Gestão e Desenvolvimento e Política Cultural e Cidadania

Redação

Divulgação

Representantes de cerca de 100 municípios mato-grossenses já estão em contagem regressiva para o encontro que discutirá os rumos das políticas culturais do Estado. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Cuiabá, será realizada a IV Conferência Estadual de Cultura, que é a instância de participação social com o objetivo de propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais numa articulação entre os governos estadual e municipais e a sociedade civil organizada.

Essa edição do encontro contará com mais de 300 delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais, regionais e setoriais de cultura, realizadas de julho a outubro deste ano. Além da eleição dos delegados, os debates nos municípios também serviram para definir propostas que darão sustentação às resoluções a serem acordadas na Conferência Estadual.

“Essa será a Conferência Estadual de Cultura com maior número de municípios participantes. E com mais municípios oferecendo contribuições e propostas, com certeza haverá mais pluralidade nas diretrizes a serem definidas para as políticas culturais de Mato Grosso”, comemora o secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser.

Com o tema “A cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, a IV Conferência Estadual de Cultura terá dois eixos norteadores: Gestão e Desenvolvimento e Política Cultural e Cidadania. Cada um dos dois eixos terá grupos de trabalho debatendo e propondo ações nas áreas de Gestão e Implantação do CPF - Conselho, Plano e Fundo, Financiamentos para a Cultura e Economia Criativa e Inovação (eixo 1); e sobre Democracia, Cidadania e Diversidade e Patrimônio, Memória e Bibliotecas (eixo 2).

Na cerimônia de abertura, uma palestra será proferida por Cláudia Leitão, dirigente do Observatório de Governança Municipal e Políticas Públicas do Instituto de Planejamento de Fortaleza/CE.

No dia 1º de dezembro, a programação envolverá os debates nos grupos de trabalho e a plenária final com a apresentação das propostas deliberadas no encontro. Ao final do dia, haverá ainda um diálogo com representantes do novo Governo do Estado.

Confira a programação da IV Conferência Estadual de Cultura:

Dia 30 de novembro, sexta-feira

16h: credenciamento dos delegados

17h: leitura e aprovação do regimento da iv conferência

19h: cerimônia de abertura e palestra

 

Dia 01 de dezembro, sábado

08h: recepção cultural

09h: painel temático

10h: GTs - grupos de trabalho

12h: intervalo para almoço

13h30: GTs - grupos de trabalho

15h: plenária final 

17h30: diálogo com o novo Governo

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO