Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017

Estadual
Sexta-Feira, 15 de Setembro de 2017, 09h:20

EM MATO GROSSO

Secretaria de Saúde assume gestão de medicamentos de alto custo

Redação

Gcom/MT

A Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) assumiu o gerenciamento do estoque e a logística de dispensação de medicamentos de alto custo, serviços que eram executados por meio de uma empresa terceirizada. Em substituição aos funcionários que prestavam serviços à empresa, a SAF já iniciou a contratação do pessoal que fará a execução das tarefas sem nenhum prejuízo ao atendimento dos usuários.

Os novos contratados serão cadastrados e habilitados junto ao Ministério da Saúde para operarem o sistema Horus, que está sendo implantado na SAF.  Em prosseguimento a implantação do sistema, fornecido gratuitamente pelo ministério, a SAF está finalizando também a migração dos dados relativos ao estoque de medicamentos do sistema privado para o público (Horus).

O processo de implantação do Horus iniciou com a migração de dados do sistema antigo para o novo disponibilizado pelo ministério, o que ocorreu entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, período no qual a SAF interrompeu o cadastramento de novos usuários.

Padronizado nacionalmente, o Horus faz o controle da dispensação dos medicamentos e oferece mais confiabilidade, pois cruza os dados relativos aos pacientes que buscam o componente especializado. Atualmente, cerca de 28 mil pacientes estão cadastrados na SAF.

Em relação à migração dos dados do estoque de medicamentos para o novo sistema, a secretária-adjunta de Serviços de Saúde, Inês Sukert, garante que o atendimento não será prejudicado. ”Nesse período de transição a secretaria não medirá esforços para que o atendimento ocorra da melhor forma possível ao usuário, para manter a regularidade da entrega dos medicamentos”, afirmou. 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO