Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017

Economia
Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2017, 09h:53

ECONOMIA CRIATIVA

Maratona de Negócios Criativos inclui rodada de negócios audiovisuais

Redação

Divulgação

Entre os dias 16 a 20 de outubro acontece mais uma Maratona de Negócios Criativos, iniciativa do Mato Grosso Criativo - programa de desenvolvimento da economia criativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) - em parceria com o Sebrae-MT. Essa oitava edição está focada no setor audiovisual e busca, por meio de uma programação diversificada, fomentar o mercado e aproximar os realizadores locais de empresas atuantes no mercado nacional. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no Centro Sebrae da Sustentabilidade, em Cuiabá.

Com esse objetivo e como parte integrante da Maratona acontece, no dia 17 de outubro, a Rodada de Negócios Audiovisuais, onde os produtores locais terão a oportunidade de apresentar seus projetos para representantes de seis grandes empresas, denominadas players, que são Canal Brasil, Globo News, CineBrasilTV, TVCA-Globo, Fox Latin América e a distribuidora de filmes Elo Company.

O foco dessa rodada é fomentar a realização de negócios com as empresas produtoras de Mato Grosso para aquisição e licenciamento de produtos para exibição nas TVs, distribuição de produtos audiovisuais ou co-produção para realização de obras.

Para participar dessa rodada o realizador deve inscrever o seu projeto de filme de ficção, documentário, séries, entre outros, neste link, preencher o formulário com informações sobre o seu projeto e enviar até o dia 06 de outubro. Não há restrição de quantidade de projetos inscritos por proponente.

Após esse processo, os projetos serão enviados para os players que irão classificá-los por grau de interesse, definindo a ordem de atendimento dos proponentes na rodada, no dia 17 de outubro.

Os players farão o mesmo processo para selecionar os cinco melhores projetos que participarão do pitching, ou seja, que apresentarão seus projetos ao vivo para os representantes das empresas convidadas e público.

O projeto Maratonas de Negócios Criativos teve inicio em agosto de 2016 e já contabiliza setes Maratonas realizadas, atendendo mais de 4 mil pessoas diretamente. É um programa longo e robusto de qualificação dos empreendedores criativos em Mato Grosso com consultorias, palestras e oficinas, abordando temas relacionados diretamente aos mais diversos segmentos que compõem a Economia Criativa.

A oitava edição é especialmente voltada para o audiovisual e, além de cursos e oficinas, realizará uma Rodada de Negócios com empresas convidadas, gerando negócios, movimentando o mercado audiovisual do Estado e promovendo a sua profissionalização.

O setor do audiovisual está em alta no estado. Há um edital de produção em andamento, com 13 produtos audiovisuais em produção, além de um edital de Desenvolvimento de Roteiro e o segundo de produção prestes a ser lançado em parceria com o FSA/Ancine por meio dos Arranjos Regionais.

Economia Criativa

Incentivar, fomentar, disseminar e fortalecer a economia criativa em Mato Grosso são alguns dos objetivos da Maratona de Negócios Criativos, iniciativa que faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa, uma ação transversal que envolve cinco Secretarias (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Assistência Social e Ciência e Tecnologia).

O programa possui um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da Economia Criativa no estado e se estrutura em sete eixos estratégicos: estudos, pesquisas e metodologias; centro de referência da economia criativa; capacitação e formação, fomento e financiamento; estímulo aos territórios criativos e rede de parcerias.

Programação da Rodada de Negócios Audiovisuais

Dia 17/10

Mesa Redonda - 09h às 12h

Apresentação dos Players – Grade da programação, conteúdo dos programas, público alvo, projetos, modelos de financiamento, mercado televisivo.

Tema roda de conversa – Mercado Nacional, mercado local e suas possibilidades de desenvolvimento, troca de experiências.

Público: Realizadores, Empresas Produtoras, Televisões Locais.

Rodada de Negócios – 14h às 16h (previsão)

As empresas participantes receberão individualmente os projetos inscritos que serão organizados por ordem de apresentação (definidos na classificação pelos players) e terão 20 minutos para apresentar o projeto.

Local: Centro de Sustentabilidade do Sebrae

Pitching – 17h às 18h (previsão)

Os cinco melhores projetos classificados pelos Players irão participar do pitching aberto para as empresas e público presente.

Local: Auditório do Centro de Sustentabilidade do Sebrae

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO