Terça-Feira, 23 de Outubro de 2018

Agronegócio
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, 16h:45

PRÊMIO FAMATO

Fazenda Piraguassu é premiada por gestão inovadora

A Fazenda Piraguassu, do Grupo Itaquerê, localizada em Porto Alegre do Norte, foi campeã da região nordeste de Mato Grosso na 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo por trazer novidades no sistema de gestão da propriedade.

Redação

Ascom Famato

Ela ficou entre as sete fazendas finalistas do prêmio, cujo tema foi inovação.

Há cinco anos o grupo implantou um plano de bonificação para os colaboradores que não tiverem falta ou excesso de horas extras no mês. O grupo oferece ao colaborador um “cartão alimentação” com saldo extra de R$ 300,00. Atualmente o grupo emprega na Fazenda Piraguassu 269 colaboradores.

Para o sócio proprietário Edio Brunetta, a inovação deu tão certo que a média mensal de faltas em 2015, que era de 10,96%, caiu para 8,76% em 2016 e em 2017 a redução foi ainda mais expressiva, 4,85%.

Pela inovação, a Fazenda Piraguassu recebeu um troféu e uma placa de “Campeã Regional em Inovação” que poderá ser fixada na propriedade.

“Essa é uma forma que encontramos para valorizar nossos colaboradores, garantir a satisfação familiar, aumentar a produtividade da fazenda, aprimorar o comprometimento, reduzir os custos e melhorar a sustentabilidade”, pontuou Edio Brunetta.

O saldo do cartão é acumulativo em até três meses, podendo ser utilizado, além da alimentação, em lojas de eletrodomésticos da cidade. “Já tivemos funcionários que conseguiram acumular um montante para investir, por exemplo, em eletrodomésticos. Com a implantação do cartão a produtividade e a rentabilidade da fazenda melhoraram e os colaboradores trabalham felizes e motivados”, acrescentou Brunetta.

Segundo o departamento de Recursos Humanos da fazenda, dos 269 colaboradores, 92,5% recebem mensalmente o benefício extra. Isso significa que houve uma redução significativa no índice de faltas e atrasos.

A Fazenda Piraguassu ocupa uma área de mais de 35 mil hectares e sempre está em busca de maior rentabilidade, portanto, investe nas culturas de soja, milho, sorgo, feijão e bovinocultura de corte (cria, recria e engorda de bois). A área total da lavoura é de pouco mais de 17 mil hectares, sendo que 33% é arrendada. A Família Brunetta, proprietária do grupo Itaquerê, aposta na integração da lavoura com a pecuária.

A pecuária ocupa pouco mais de 6 mil hectares, com um rebanho de mais de 15 mil cabeças de gado. A integração lavoura-pecuária, onde é plantada a soja e o milho, corresponde a uma área de 4 mil hectares. Na área da pecuária e da lavoura, a integração varia conforme o comportamento do mercado para os produtos.

Grupo Itaquerê – É uma empresa familiar, tendo cinco irmãos como sócios. Nasceu em Mato Grosso, em 1983, quando o patriarca da família, agricultor no Paraná, Desidério Martin Brunetta, adquiriu no município de Novo São Joaquim a Fazenda Itaquerê, que na época já tinha essa denominação. Hoje o grupo é comandado pelos produtores Hélio Brunetta, Eloi Brunetta, Eurico Brunetta, Eloir Brunetta e Edio Brunetta.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO