Domingo, 24 de Junho de 2018

Agronegócio
Quinta-Feira, 31 de Maio de 2018, 06h:27

MILHO PARA CRIADORES

Criadores e indústria já podem adquirir milho diretamente da Conab

Venda direta beneficia pequenos produtores e vale por 30 dias

Da Redação

Divulgação

Criadores de aves e suínos e empresas de processamento de ração animal já podem adquirir imediatamente milho em grão da da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Medida Provisória que autoriza a disponibilização dos estoques de milho foi publicada na quarta-feira (30).

De caráter emergencial, a medida tem como objetivo socorrer o setor de criação animal no suprimento do produto que está em falta, gerada pela dificuldade de acesso em diversas partes do país como reflexo da greve dos caminhoneiros. De acordo com a MP, as vendas aos criadores e à indústria serão realizadas à vista e a compra ficará limitada a 500 toneladas diárias de milho por produtor ou empresa durante 30 dias.

Para garantir o abastecimento do Programa, a Conab também suspendeu as operações de Venda Direta de Milho em leilão que estavam ocorrendo antes da greve, como medida preventiva para assegurar o produto em estoque. Após a operação emergencial, a reposição do produto vendido no ProVB deverá ser posteriormente definida pelo Conselho Interministerial dos Estoques Públicos (Ciep).

O Programa de Vendas em Balcão tem como meta disponibilizar estoques públicos do governo federal a pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte através da venda direta. Para comprar o milho, é necessário que o adquirente faça registro prévio no Cadastro Técnico do Programa. Com o cadastro feito, o interessado deve comparecer a uma unidade da Companhia nos estados, levando cópia do RG e do CPF/CNPJ, além da documentação que comprove a atividade econômica desenvolvida.

A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe. Já o pagamento do produto é feito à vista, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Após a compensação do pagamento, o produtor pode se dirigir a uma unidade da Conab em seu respectivo estado para retirar o produto.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO