Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017

Acontece
Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2017, 16h:23

POESIA

Menina de 8 anos lança livro de poesia em Cuiabá

Redação

Divulgação

Anne Ellen Lima

Com apenas oito anos de idade, a estudante da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, Anne Ellen Lima Fontana, lançará o livro "Uma Poesia Em Cada Olhar". O primeiro livro da jovem escritora será apresentado ao público dia 07/12, às 18h, na própria escola onde estuda, que fica localizada no Jardim Industriário, em Cuiabá. Além do lançamento do livro, vários alunos também irão expor seus poemas.

A  história da pequena escritora começou por meio do Projeto Letras que Falam, organizado pelas professoras do 3º ano A e B da escola. Nele, as crianças fazem a leitura em sala de aula e depois interpretam as histórias, com o objetivo de estimular a leitura e a escrita. E, no decorrer do projeto, as professorar identificaram uma aluna - Anne Ellen Lima Fontana - que se destacava ao produzir textos muito bons e coerentes, além dos solicitados. Surgiu assim, a ideia de publicá-los.

Porém, o que mais surpreendeu aos coordenadores foi o fato do Projeto ter contagiado toda a turma e os quase 50 alunos começaram produzir. "Hoje todos eles têm livrinhos escritos em papel A4 e cartolina. Além disso, foi notada uma mudança significativa no comportamento de alunos que apresentavam problemas com indisciplina", disse o diretor da escola, Valdir Xavier.

A Companhia de Teatro Cena Onze é parceira do projeto desde 2016, onde ministrou oficinas de teatro, leitura de texto, dramaturgia e realizou a montagem de uma peça. "Reconhecemos que o projeto é hiperimportante para o desenvolvimento intelectual. São crianças muito inteligentes e comprometidas. Acreditamos que as oficinas e a peça de teatro que montamos contribuíram positivamente para o desenvolvimento da leitura deles', destaca o diretor Flávio da Cia, Ferreira.

Segundo Xavier, a publicação do livro é uma realização. "Em um mundo cercado por tantas tecnologias, ter uma criança de oito anos se dedicando a escrever poemas, falando de algo que cerca seu mundo, é a concretização do nosso trabalho voltado para o desenvolvimento da leitura e da escrita".

As ilustrações do livro foram criações de Janaína Souza Queiroz, adolescente integrante do Programa Siminina - Unidade CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), Distrito da Guia.

Histórico - Em 2016 os alunos da escola se destacaram no projeto “Arkos”, que usa a tecnologia digital para incentivar a leitura. É um campeonato voltado para estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país. Na competição, eles respondem perguntas relacionadas ao tema de cada obra lida.

2 COMENTÁRIOS:

Parabéns, tenho orgulho de ser sua mãe e ver o quanto você cresceu e me deu essa alegria de ver você realizar seu sonho
enviado por: sandra em 05/12/2017 às 14:25:04
0
 
0
responder
Parabéns, vc é muito especial.
enviado por: Janilda M Alves em 01/12/2017 às 17:49:29
0
 
0
responder

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO