Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2018

Cidades

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017, 10h:54

TERREMOTO NO BRASIL

Sismo de 3.2 graus assusta moradores no interior de Goiás

Jô Navarro

Reprodução/Obsis

Moradores de Estrela do Norte (GO) ficaram amedrontados na manhã desta quinta-feira, 21, por volta das com o tremor de terra registrado, acompanhado de forte barulho. Segundo o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi de 3.2 pontos na escala Richter, às 05:33h e foi sentido na região de Mutunópolis, Estrela do Norte e em outras cidades vizinhas. O evento foi localizado entre as cidades de Mutunópolis e Estrela do Norte/GO.

O Obsis informa que terremotos dessa magnitude são frequentes no Brasil. Somente em 2017 cerca de 20 tremores já ocorreram. 

Em nota, o Obsis informou hoje que o evento dessa madrugada aconteceu provavelmente no mesmo local dos sismos de 2010. Àquela época o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS – UnB) estudou a sismicidade da área com a instalação de uma rede sismográfica local de oito estações, quando mais de 800 eventos foram detectados em um período de seis meses. Atualmente existe uma estação sismográfica no local operada pelo SIS – UnB.

Novos tremores podem acontecer nas próximas horas. “Depois de uma atividade sísmica, a possibilidade de novos tremores sempre vai existir. Mas o que a gente espera é que sejam de magnitude menor que o primeiro”, disse o professor George Sand Leão Araújo de França, pesquisador do Obsis.

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO