Sábado, 26 de Maio de 2018

Cidades
Quinta-Feira, 10 de Maio de 2018, 14h:31

DIA DAS MÃES NA PRAÇA

Praça Alencastro recebe projeto Piano Gente em homenagem ao Dia das Mães

Redação

Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cuiabá apresenta nesta sexta-feira (11), a partir das 17h, na Praça Alencastro, a primeira edição do projeto “Piano Gente” fazendo uma homenagem ao “Dia das Mães”.

A abertura contará com um concerto em Tributo à Chiquinha Gonzaga, apresentações do Coral Municipal e dos alunos do Conservatório Ernesto Nazareth. Dez mães receberão homenagens simbólicas, representando todas as mães da Capital.

O "Piano Gente" chega com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre artistas, alunos e professores de música, cantores, musicistas, com a interação popular, percorrendo pontos-chaves da cidade, mediante cronograma elaborada junto à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Inicialmente, as apresentações estão programadas para o coreto da Praça Alencastro, posteriormente, o Piano rodará outros pontos da cidade, sempre às sextas-feiras, das 17h às 20h, até os 300 Anos de Cuiabá.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo Francisco Vuolo, o projeto idealizado pelo publicitário e pianista Dario Scherner em parceria com a pasta, surgiu do desejo da pasta em colocar os dois pianos pertencentes ao município para usufruto da população.

“O Piano Gente casou com a nossa vontade de dar um novo fôlego aos pianos pertencentes à secretaria. Foi quando o pianista Dario Schener surgiu com a proposta de colocarmos a música do piano ao ar livre ficamos muito animados. Daí, apresentamos o projeto ao prefeito Emanuel que chancelou de imediato. Agora, estas joias raras, da metade do século passado, irão para praça para contemplação pública e, já nesta primeira edição, fazendo uma belíssima homenagem ao Dia das Mães", esclarece Vuolo.

Nesta primeira edição de lançamento o projeto celebra as mães com um repertório em tributo a Chiquinha Gonzaga, interpretado pelo pianista Luís Renato Dias com participações especiais do guitarrista Danilo Bareiro interpretando ‘Zequinha Abreu’ e da pianista Cris Puertas.

O projeto concebido pelo publicitário e pianista Dario Scherner completa a realização profissional do músico, que é introduzir o toque lúdico do instrumento aos mais diversificados expectadores e aos lugares mais inusitados.

“A igreja, a praça revitalizada, o centro histórico vivo, o novo terminal de ônibus, o entra e sai de pessoas completam a atmosfera de alegria que o Piano Gente vai trazer, tornando-o também parte deste cenário. O nosso desejo é ocuparmos os espaços, de preferência ao ar livre, com musicalidade e com a participação de todas as classes sociais, sendo imprescindível para a manutenção do projeto” afirma Scherner.

Ele ainda reforça seus agradecimentos ao prefeito da Emanuel Pinheiro e ao secretário de Cultura, Esporte e Turismo Francisco Vuolo por compartilharem toda uma estrutura para a realização e manutenção deste grande e inédito projeto.

As dez mães que serão homenageadas durante o evento, são: Telma Maria Ribeiro Preza como a mãe representante da filantropia cuiabana; Maria Helena Pinheiro, representando todas as mães cuiabanas; Jorilda Sabino, mãe representante do Esporte de Cuiabá; Maria Orly de Matos, mãe representante do Movimento Comunitário - Clube de Mães; Dona Eulália da Silva Soares, mãe representante da culinária cuiabana; Cris Puertas, mãe representante da música em Cuiabá; Francisca Bernardina Sales da Silva, mãe representante da cultura afrodescendente; Margarida Xavier da Cruz, mãe representante do rasqueado; Maria de Lourdes de Oliveira Nigro, mãe representando a poesia cuiabana e a Dona Maria Auxiliadora Peixoto de Moura, mãe representante das servidoras públicas municipais.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO