Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2018

Cidades
Terça-Feira, 31 de Julho de 2018, 07h:50

CUIABÁ

Hemocentro tem agenda intensa em agosto com o Hemobus

O MT Hemocentro, com o Hemobus, captou em julho 333 doações

Redação

Divulgação

O MT Hemocentro preparou uma agenda com 13 dias de coleta externa de doação de sangue que serão realizadas pelo Hemobus, ônibus da unidade que tem auxiliado na manutenção do estoque de sangue para atender aos pacientes internados nos hospitais públicos e prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande, pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

O MT Hemocentro é o único banco de sangue público do Estado e atende aos dois maiores Prontos-Socorros, o de Cuiabá e o de Várzea Grande, como também o Hospital Universitário Júlio Muller, Hospital São Benedito, Hospital Metropolitano, além de pacientes da Central de Regulação. Na unidade são atendidos portadores de anemia falciforme, aplasia medular, talassemia, lúpus, hemofilia, leucemias, púrpura, entre outras doenças degenerativas do sangue.

A programação do Hemobus será nos dias 2, 6, 7 e 9 de agosto com coletas nos canteiros de obras dos residenciais da MRV Engenharia, localizados na Chapada do Sabiás, Chapada das Dunas e Chapada dos Campos. O ônibus estará atendendo nesses locais a partir das 8h30. No dia 7 de agosto, o ônibus estará estacionado no escritório da MRV Engenharia, localizado na Prainha, a partir das 8h30. Neste dia, a coleta será aberta aos doadores da comunidade em geral, não apenas aos colaboradores da MRV.

No dia 13 de agosto a coleta será realizada no Rotary Portal do Norte em Várzea Grande, no período da tarde e a partir das 14 horas. No dia 16 de agosto será a vez empresa Ivoglo Transporte de Combustível, localizada na rua N, 63, no Distrito Industrial de Cuiabá.

Nos dias 20 e 21 de agosto o Hemobus estará no estacionamento do Ministério Público Estadual, sede administrativa, coletando as doações de servidores e dos funcionários do SICREDI.

No dia 23 de agosto será realizada coleta no estacionamento do Tribunal de Contas do Estado.

A comunidade escolar do Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, estará realizando a campanha de doação de sangue em 24 de agosto. O Hemobus estará no pátio do colégio atendendo os doadores voluntários o dia todo.

Nos dias 27 e 28 de agosto a coleta será feita no prédio da Diretoria Adjunta de Polícia Judiciária Civil, localizado na Avenida Coronel Escolástico, bairro Bandeirantes, em Cuiabá. Os servidores foram orientados pela Gerência de Aplicação Desenvolvimento e Saúde e Segurança da Coordenação de Gestão de Pessoas da Polícia Civil.

Encerrando a coleta no mês de agosto, dia 30, o Hemobus estará atendendo na Praça da República, centro da Capital, a partir das 8 horas da manhã e no período da tarde até às 16 horas.

De acordo com a gerência de doação do MT Hemocentro, o Hemobus captou 333 doações no mês de julho. No mesmo período, dentro da unidade central do MT Hemocentro foram atendidos 1.587 candidatos à doação de sangue e na unidade de coleta do Pronto Socorro de Cuiabá foram atendidos 271 candidatos à doação.

Doe Sangue - Para ser um doador, a pessoa precisa sentir-se bem e ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (a legislação foi alterada e desde 13/06/2011 menores de 16 e 17 anos podem doar, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos). Maiores de 60 anos devem já ter efetuado ao menos uma doação. É necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos.

Todos os doadores, sem distinção, precisam estar bem alimentados, evitando-se alimentos gordurosos quatro horas antes da doação (nunca doe sangue em jejum). Outra recomendação é dormir bem na noite anterior (4h de sono, no mínimo). O doador deve ter em mãos documento oficial com foto. 

Para doação de sangue ou agendamento de coleta externa e até para a realização de parceria com o MT Hemocentro para a realização de campanha de doação voluntária de sangue, manter contato com: 

MT - HEMOCENTRO - Banco de Sangue Público de Mato GrossoSede: Rua 13 de Junho, 1.055. Porto. Cuiabá - MT.Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 17h30. (Em período de campanhas, serão distribuídas senhas a partir de 16h). 

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - MTRua General Vale, 182. Bandeirantes. Cuiabá - MT.Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO