Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018

Cidades
Quinta-Feira, 29 de Março de 2018, 14h:09

CUIABÁ

Estelionatários enviam falsas cobranças de IPTU

Idosos são as vítimas preferenciais de estelionatários que entregam falsas guias de arrecadação com conta diferente da usada pela Prefeitura.

Da Redação

Reprodução

Vista aérea parcial de Cuiabá

Estelionatários estão agindo em Cuiabá entregando falsas guias de arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). 

Os documentos falsos trazem alterações significativas, como uma conta bancária alternativa pertencente a outras agências bancárias. As vias originais são todas referentes ao Banco do Brasil e só podem ser emitidas diretamente pelo site do município ou pessoalmente junto a um assessor oficial da Capital, operante dentro das lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC).

“Os idosos têm sido as vítimas mais frequentes e nós queremos reforçar as orientações já passadas, para que a nossa população não caia em golpes de estelionatários. Caso o contribuinte ainda não tenha recebido o seu carnê em casa, é fundamental que ele não solicite o auxílio de terceiros, que podem agir de má fé na tentativa de extrair seus recursos. Nossa recomendação é que o documento seja retirado apenas nestas duas plataformas, as únicas que operam genuinamente pela Prefeitura. Salientamos ainda que é imprescindível recusar a ajuda de pessoas desconhecidas, como despachantes ou outros de cunho suspeito. E para coibir a extensão deste crime, a Secretaria Municipal de Fazenda já está tomando todas as medidas judiciais cabíveis, junto à Delegacia Fazendária (Defaz), e contamos com o apoio da população, através de denúncias”, afirmou Antônio Roberto Possas, titular da pasta em questão.

Para a emissão online, é necessário que o munícipe digite o número da inscrição no campo de busca solicitado. O pagamento do IPTU pode ser feito em cota única, com 10% de desconto, ou em parcelas - em oito vezes, com o vencimento do primeiro boleto para 11 de abril. Os pontos de atendimento presencial são a LAC Centro, no piso térreo do Palácio Alencastro, LAC Sul, na Avenida Palmiro Paes de Barros (estrada para Santo Antônio) e na LAC Norte, localizada atualmente na Lagoa Encantada - CPA III, mas que passa a atender em novo endereço a partir de 02 de abril.

Em casos de irregularidades na guia do IPTU, o contribuinte pode efetuar a denúncia através do número 3645-6225.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO