Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018

Cidades
Sábado, 03 de Março de 2018, 07h:21

CUIABÁ

Casa dos Governadores vai abrigar Comissão Estadual Cuiabá 300 anos

Após abrigar 14 dirigentes de Estado e instituições públicas, a Casa dos Governadores reabre as suas portas para receber a Comissão Estadual Cuiabá 300 anos.

Redação

Divulgação

Casa dos Governadores em Cuiabá (MT)

Para comemorar a reativação do local, o Governo do Estado por meio do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) realizou na última quinta-feira (01.03) um sarau no jardim da residência e recebeu membros da sociedade cuiabana, colaboradores, autoridades e o governador Pedro Taques.

“Esta é uma casa histórica e um patrimônio do povo de Mato Grosso. Aqui governadores residiram e presidentes se hospedaram durante visita ao Estado. Agora, o Nav está reformando a casa com voluntariado e doações, para que tenhamos eventos comemorativos aos 300 anos”, afirmou o governador Pedro Taques.

Enquanto músicas, ao som de voz e violão ecoavam pelo jardim, os visitantes e convidados circulavam pelos ambientes da casa conhecendo as áreas de lazer, social e íntima da residência que já hospedou o presidente Getúlio Vargas em 1940.

O ex-governador Júlio Campos foi um dos convidados e aproveitou a ocasião para visitar os ambientes e matar a saudade do local onde morou com a família durante quatro anos, na década de 80. “Existia um muro baixo pelo qual todo mundo cumprimentava eu e minha família e voltar a esta casa me traz boas lembranças. Não existe melhor lugar para abrigar a comissão, porque aqui além de estar no centro de Cuiabá representa a alma viva de Mato Grosso”, contou o político. 

Outro que fez questão de prestigiar o evento foi o pró-reitor de Cultura da UFMT, Fernando Tadeu, que lembrou quando ainda estudante da Escola Técnica esteve na casa pela primeira vez e foi recebido pela primeira dama, Lourdes Fragelli para apresentar um trabalho. O professor destacou a importância da reabertura da casa para cultura cuiabana. “Estou felicíssimo com esta revitalização, para realmente ser um ponto de cultura oportunizando as pessoas que moram e trabalham no centro da cidade de passarem horas de lazer”, disse.

A coordenadora geral da Comissão Estadual Cuiabá 300 anos, Cely Almeida, comemorou o novo espaço adiantando que muitos projetos serão desenvolvidos no local e convidou a sociedade para se juntar ao grupo e colaborar com os trabalhos alusivos aos 300 anos de Cuiabá. “Os cuiabanos estão felizes com este espaço que irá abrigar quase 200 membros da comissão e receber eventos culturais tradicionais que irão prestigiar a nossa cidade”.

Casa dos Governadores

A antiga Residência dos Governadores foi tombada pelo Estado de Mato Grosso em 1983. Está situada na área de entorno do centro histórico de Cuiabá sob tombamento federal.  

A residência é de estilo neocolonial de matriz norte-americana - estilo mission - e foi a primeira em Cuiabá a ter fogão a gás, adega e piscina, o que não estava previsto no projeto original. A  obra foi solenemente entregue em 16 de janeiro de 1940. Em 6 de agosto do ano seguinte, Getúlio Vargas se hospedou no local, sendo o primeiro presidente da Republica a visitar Mato Grosso.

Durante 45 anos, o local abrigou 14 governadores e suas famílias, sendo Júlio Müller o primeiro a morar na casa, no período de 1940 a 1945. O último foi Júlio Campos que ficou na residência de 1983 a 1986. Em maio de 1986 foi criado e inaugurado o Museu da Residência dos Governadores”, cujo acervo foi transferido para o Museu Histórico de Mato Grosso.

Por um curto espaço de tempo, o local abrigou a Secretaria de Estado de Cultura e a sede do Conselho Estadual de Cultura transformando-se em um espaço cultural para a sociedade. Em dezembro de 2004 a edificação foi sede da Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento). Em 2014, a Secretaria de Cultura instalou no local o Museu de Arte com propósito de guardar, preservar e expor o acervo de artes visuais de autores regionais, nacionais e internacionais.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!