Domingo, 18 de Novembro de 2018

Brasil

Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2017, 06h:56

TREMOR de 3.5 GRAUS NO PARANÁ

Tremores de terra assustam moradores de cidades da região serrana do Paraná

Redação com agências

Reprodução/Obsis

Tremores de terra foram registrados na madrugada de hoje (18) em várias cidades da região serrana do Paraná, entre elas Rio Branco do Sul, a cerca de 30 quilômetros. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o tremor ocorreu por volta da 1h15 e durou poucos segundos. A corporação informou ainda que o tremor foi sentido também em Tamandaré, Itaperuçu e Campo Magro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, após os tremores vários moradores dessas cidades paranaenses postaram no Twitter e no Whatsapp mensagens com relatos sobre o acontecimento e imagens com pequenos danos em suas residências, como vidros quebrados e rachaduras. A corporação, no entanto, até as 6h, não havia recebido chamados de socorro. 

O Observatório Sismológico da UnB registrou o tremor de 3.5 graus no município de Itaperucu. Segundo informado pelo Obsis, em 2015 foram registrados tremores de magnitude 3.2 na mesma região.

Veja a íntegra da nota divulgada pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)

Os dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) são transmitidos em tempo real para as instituições parceiras. Os próprios são submetidos por processos de filtragem automáticos que definem um epicentro e uma magnitude preliminar para o evento sísmico. A partir da definição preliminar, inicia-se o processo de análise manual do evento sísmico, possibilitando a melhor identificação da chegada das ondas sísmicas e corrigindo a marcação destas.

Após a análise manual dos dados transmitidos pelas estações sismográficas da RSBR, identificou-se apenas um tremor de terra de magnitude 3.5mR, no município de Itaperuçu (PR)", afirma o pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marcos Ferreira, integrante da RSBR".

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO