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Quarta-Feira, 21 de Março de 2018, 09h:24

JOÃO ALVES DALTRO

Planejar estrategicamente seus atos nas Redes Sociais

João Alves Daltro

Divulgação

Não corra!

O assunto não é mais tão assustador como a cinco anos atrás, mas muitas empresas e até pessoas não sabem lidar com conteúdo nas redes sociais, que envolve Facebook, Instagram, Linkedin, You Tube e também o Twitter, que em alguns casos ajudam a falar com o seu público alvo. Mas não se enganem, não há uma fórmula secreta para você conseguir “K” de seguidores e este nem pode ser o objetivo da sua empresa.

Os negócios locais, como a padaria que faz um belo bolo todo confeitado e a dona Maria, aquela da esquina que também faz bolos deliciosos tem o público reduzido e não vão ser os seguidores de outras cidades ou estado, que irão dar lucro para esses empreendedores.

Todos podem estar nas redes sociais, de clínicas de saúde á igrejas, porque não? A igreja anunciar os horários das missas, seus eventos etc. Não precisa ser uma loja de roupa famosas para ter o seu conteúdo nas redes sociais. E que tal aquela pizzaria que você adora começa a atender pelo Facebook, mostrar as promoções, você vai querer pedir lá?

São inúmeras maneiras de se destacar e toda empresa/instituição/loja/pessoa podem fazer isso, tudo começa com um planejamento. Conhecer o seu público, saber de suas necessidades, e quando eu falo seu público é aquele que vai comprar o seu produto, não aquele fã que está te seguindo, curtindo suas publicações, mas mora em outro estado. Você pode ser referência em outros lugares, mas o foco é o lucro.

Planejam o seu conteúdo, ter uma boa imagem do seu produto, um bom texto, ajudam a atrair seu cliente, que as vezes está na esquina, mas prefere ir em outro estabelecimento. Tudo isso atrelado ao bom atendimento, fará a sua marca ser conhecida, reconhecida, elogiada e indicada.

Você conhece o seu público, mas nem tudo que você quer ele também quer. “O cliente tem sempre razão”? Sim! Não! Escute o que ele fala/escreve! Responda imediatamente a sua dúvida! Se estão lhe procurando pelas redes sociais, o cliente não quer um robô telemarketing para responder a uma dúvida específica, tem casos que o cliente quer conversar com você. Te elogiar. Sentir-se próximo do produto e marca que ele gosta.

“Não tenho tempo para responder nas redes sociais, o meu negócio precisa de mim”, se essa é a sua desculpa, então você não tem tempo para o seu cliente. Tudo passa por lá. O seu negócio também está nas redes sociais, se nem você saber. E não é porque você não está nas redes sociais que as pessoas não vão falar de você.

A chance de um cliente insatisfeito falar da sua empresa nas redes sociais é maior, do que o cliente satisfeito, que pode até falar, mas se você não está lá para agradecer ou se defender, vai ficar difícil de conseguir novos clientes.

A internet é um campo aberto, para você fazer diversas coisas nela. Então use-a para promover o seu negócio, a sua marca ou o seu nome. Com um site você pode expor mais os seus produtos, com um blog você pode falar mais dos seus produtos, com um e-commerce você pode vender mais dos seus produtos. O planejamento existe, um profissional competente vai te orientar a fazer isso e outras funções nas redes sociais.

*João Alves DaltroJornalista – Social Mídia – joaoalves.sn@gmail.com

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