Quinta-Feira, 16 de Agosto de 2018

Artigos
Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 09h:24

OSCAR D'AMBROSIO

As flores no caminho

As expressões visuais que Floriana apresenta são arte por diversos aspectos

Oscar D'Ambrosio

Divulgação

Italiana de nascimento e radicada no Brasil desde os 12 anos de idade, a médica cardiologista Floriana Bertini tem a palavra "flor" no nome e, embora a observação pareça ingênua, no caso dessa artista visual, parece haver um projeto do destino, pois a maneira que fotografa flores faz desabrochar nela e em quem a cerca um universo de afetos.

Essa dinâmica s expressa no projeto #asfloresnocaminho. Tudo começou no intervalo entre os exames que coordena. Viu uma flor e a fotografou. Repetiu a ação no dia seguinte e iniciou uma saga de imagens que ensinam a educar o olhar. Afinal, imersos na maratona cotidiana, corremos o risco de deixar de olhar para o que está ao nosso lado.

E não é pouco o que ali existe! As expressões visuais que Floriana apresenta são arte por diversos aspectos. O principal é a sua capacidade de envolver pessoas, que se sentem motivadas a desenvolver os próprios olhares num caminhar pelo mundo que não se limita a estar, mas passa a incluir o participar, o estar e o sentir junto com os outros.

Foi assim criado o projeto #asflorzinhasnocaminho, que leva crianças a fotografar flores em parques. As ações com adultos e crianças se complementam com a produção de textos e o apuro de sensibilidades. Num momento em que não poucos se preocupam com o distanciamento da arte da sociedade, Floriana Bertini gera debates e interações com suas flores. Que lindo!

*Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO